Alegre "Cidade Jardim"

Nomeado como Rancho Alegre em 1820 pelo desbravador João Teixeira da Conceição, somente em 6 de janeiro de 1891o Município de Alegre foi oficialmente instalado.

O Município, que já foi o mais rico da região Sul do Espírito Santo, devido sua vocação agropecuária (principalmente café e leite), hoje é uma cidade universitária. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre - FAFIA e o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do ES oferecem dezenas de cursos de formação, doutorados e pós-graduações para milhares de estudantes de várias parte do país. Não esquecendo do IFES - campus Alegre que, além do Ensino Médio Profissionalizante, oferece cursos superiores em Aquicultura e em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação.

A cidade se tornou mais conhecida, até internacionalmente, devido ao seu Festival de Música. O evento anual que surgiu como um festival universitário da canção, nos molde dos antigos festivais dos anos 60, acabou se transformando no maior evento musical do Espírito Santo. Pelo seu palco passaram grandes nomes da música nacional e atrações internacionais.

Alguns Pontos Turísticos

- A Igreja Nossa Senhora da Penha, em estilo barroco-gótico, possui magníficos vitrais e pinturas do Indiano Diwali.

- O Solar Miguel Simão, em estilo art-noveau, possui afrescos nos tetos e paredes que são reproduzidos geometricamente no paquet e no piso.

- Castelinho do CCA-UFES. Construído pelo libanês Felício Alcure, é uma reprodução em escala menor de um castelo medieval do Oriente Médio.

- Construído no ano de 1931, em estilo neo-colonial, o prédio da Escola de Ensino Fundamental “Professor Léllis“ é adornado por azulejos portugueses no frontispício. Foi inaugurado somente um ano após o término das obras. Esse fato deveu-se a invasão do município pelas tropas rebeladas contra o governo de Washington Luís, quando o prédio foi utilizado como quartel militar.

- O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça possui 24,7 hectares, dos quais três estão abertos à visitação - onde localiza-se a Cachoeira que dá nome ao parque com uma queda de aproximadamente 140 metros, sendo um dos principais atrativos naturais da cidade. O parque foi reestruturado recentemente, ganhando um posto de fiscalização, auditório, instalações sanitárias e estacionamento.